Destinação Final de Resíduos

 

A Proactiva Araçariguama, empresa do Grupo Veolia - referência em serviços ambientais para municípios brasileiros, assume o compromisso de fornecer soluções de qualidade em destinação final de resíduos.

A Central de Gerenciamento de Resíduos de Araçariguama será operada com altos padrões de qualidade, com estação de tratamento de efluentes, captação e queima centralizada de biogás, tratamento de resíduos sólidos de saúde e análises laboratoriais.

Sistema de Impermeabilização de Base

Para iniciar cada fase de recebimento do resíduo é feita a impermeabilização do solo evitando a contaminação do solo, lençol freático, fauna, flora, águas superficiais e subterrâneas. 

O processo de preparação do solo é realizado por meio da aplicação de mantas impermeabilizantes, como a manta bentonítica (GCL), geomembrana de PEAD (polietileno de alta densidade) e o geotêxtil, que protegem e impedem a passagem do líquido percolado (conhecido como chorume) para o solo.
 
 Além das mantas, para obter a drenagem interna eficiente do aterro sanitário, são utilizados tubos de PEAD (polietileno de alta densidade), que realizam a drenagem do líquido percolado, e do biogás (produtos da decomposição dos resíduos destinados) evitando a propagação dos mesmos no meio ambiente. Por último, utiliza-se uma camada de brita nº 2 sobre as mantas, tendo esta camada a função de proteger as mantas, e drenar o líquido percolado (chorume) para a lagoa de acumulação, para que assim, possa ser enviado para tratamento externo, evitando qualquer contaminação. Todas essas medidas de engenharia tornam o aterro sanitário um projeto seguro ambientalmente e útil para os municípios.