Ao Redor da Ibero América

Ao Redor da Ibero-América é uma campanha de sensibilização ambiental organizada pela Proactiva, que teve início em 2012, com o intuito de atingir estudantes de escolas públicas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru concientizando-os sobre diferentes temáticas ambientais, como o cuidado com a água, a proteção com a biodiversidade, a economia circular, entre outros.

Nossas campanhas anteriores:

2018:


Proteção a animais em perigo de extinção é o tema da 6ª edição da campanha “Ao Redor da Ibero-América”,  2018. Durante a companha, que acontece entre maio e agosto, os professores vão desenvolver com os estudantes atividades com foco em sustentabilidade, respeito ao meio ambiente e à diversidade ao espaço comum, social e cultural, por meio de uma cartilha elaborada pela Veolia e a OEI (Organização dos Estados Ibero-amerianos). Ao final do concurso, cada aluno irá desenvolver uma escultura com materiais plásticos recicláveis sobre um animal em extinção. O vencedor nacional do concurso será contemplado com uma viagem pedagógica ao Equador, em outubro, onde encontrou os ganhadores dos outros seis países. 

 

“A campanha Ao Redor da Ibero-América é uma oportunidade para que os estudantes façam um intercâmbio cultural e tenham contato com pessoas de outros países. A experiência é muito rica, pois a troca de experiências fará com que os estudantes conheçam um pouco mais sobre a diversidade ambiental e realidade cada país.”    Régis Hahn, Diretor Brasil.

 

 


2017: 

O tema da 5ª edição da campanha "Ao Redor da Ibero-América" 2017, foi Reciclagem Criativa, para desenvolver nas crianças uma visão diferente e positiva, aprendam a dar um novo uso e funcionalidade ao que antes já não servia. Dessa maneira, os pequenos exploraram suas próprias criatividades, tornando-se multiplicadores da transformação. A vencedora foi Mariana Costa Freitas, da cidade de Tijucas - SC, que ganhou uma viagem para a Argentina, junto com sua professora.

Confira o vídeo sobre a campanha Ao Redor da Ibero-América 2017
 

 


2016: “Ao Redor da Ibero-América – Energias renováveis”. Com o patrocínio do Ministério de Meio Ambiente do Chile, a última edição teve como tema as energias renováveis. O primeiro prêmio foi uma viagem a São Pedro do Atacama. Participaram 15.000 alunos de mais de 200 escolas

 


2015: “Ao Redor da Ibero-América – Para uma economia circular”. Nesta edição a Economia Circular foi tema central, com crianças entre 10 e 11 anos que debateram sobre a escassez de recursos no planeta e suas diferentes formas de valorização. Participaram mais de 30.000 alunos de 485 escolas. Peru foi eleito o país anfitrião, e contou com o apoio do Ministerio do Ambiente.