OBRAS DE PROTEÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS

 

Na área escolhida há cinco nascentes subsuperficiais, todas de baixa vazão, que na maior parte do ano ficam represadas, sem nenhum aproveitamento.  Esse empreendimento será iniciado com obras de engenharia que garantirão a proteção dos cursos hídricos, drenando as nascentes com um amplo sistema de tubos perfurados e protegidos, direcionando as águas diretamente ao Ribeirão do Colégio evitando qualquer contato com o solo. Desta forma a aumentará, consideravelmente, a vazão das águas deste manancial de grande importância para cidade de Araçariguama.

Com a nascente em São Roque, o Ribeirão do Colégio passa por Araçariguama recebendo águas de outros mananciais. Uma obra de canalização a céu aberto permitirá o escoamento de toda a água, evitando os cotidianos assoreamentos e alagamentos por falta de vazão, dando nova vida à água e contribuindo com seu volume.

NOVO PONTO DE CAPTAÇÃO CONSTRUÍDO PELA PROACTIVA

Em parceria com a SABESP e Prefeitura de Araçariguama, a Proactiva se responsabilizará pela construção de mais um ponto de captação de água para o abastecimento público em Araçariguama.  A obra, no manancial Icavetá, com localização próxima à Estação de Tratamento de Águas da SABESP, facilitará assim o tratamento e distribuição dessas águas à população de Araçariguama.

A MATA CILIAR

Para aumentar a vazão, os 60 centímetros de largura do Ribeirão do Colégio serão ampliados significativamente por um canal em formato trapezoidal e passará a ter 11 metros de largura, profundidade de 2 metros de extensão e 610 metros. Essa obra proporcionará o fim dos transbordamentos ocorridos constantemente, devido a incapacidade de escoamento das águas no período de chuvas.

Todo o entorno da área do empreendimento possuirá um sistema de drenagem pluvial direcionando as águas da chuva ao ribeirão do Colégio, sem qualquer contato com o aterro sanitário.

Um extenso plantio de árvores dará vida a uma Área de Proteção Permanente, que terá a função de uma matar ciliar. Com 610m de extensão e 50m de largura, essa área irá impedir que objetos, dejetos e materiais indesejáveis caiam no leito do rio e ainda irá colaborar com o aumento da quantidade de água no manancial.